domingo, 18 de agosto de 2013

Gastronomia lusófona

A lusofonia, ou portuguesofonia, corresponde ao conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa em todo o mundo. Segundo dados do portal Ethnologue, o português é a sexta língua mais falada no mundo, com aprox. 290 milhões de falantes, dos quais 80% são brasileiros. Além de Brasil e Portugal, outros países africanos como Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique fazem parte desta grande comunidade.

No que diz respeito à gastronomia, a lusofonia compreende uma grande variedade de técnicas, insumos e práticas culturais misturadas do colonizador português, do povo brasileiro e do africano. Trata-se, portanto, de uma cozinha bastante rica e complexa, tanto na variedade de ingredientes quanto nas suas preparações.

No percurso desta disciplina, iremos começar primeiramente pelas regiões do Brasil, passando em seguida pela cozinha portuguesa e finalmente a africana. Veremos as semelhanças e diferenças nos insumos nativos de cada região, nos pratos mais representativos de cada uma delas, assim como suas técnicas de preparação habituais.

Na foto, uma feijoada (um prato brasileiro, africano ou português?) consumida num restaurante em Macau, região chinesa que foi colônia de Portugal até 1999. Imagem: Ludmila Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário