sábado, 24 de agosto de 2013

Mandioca, nossa rainha!


Decidir qual é o prato mais típico do Brasil é uma tarefa difícil, visto que trata-se de um país de proporções continentais e hábitos, clima e influências bastantes distintas. Feijoada? Churrasco? Moqueca? Impossível chegar a um consenso.

No entanto, nenhum estudioso da nossa cultura duvida que a mandioca seja o ingrediente mais utilizado na culinária brasileira, sendo aproveitada desde a época pré-colonial pelos índios nativos. A mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, e é tão importante para o nosso povo que a Embrapa instituiu o dia 22 de abril como o dia da mandioca (que Descobrimento, que nada!).

Dela aproveita-se tudo:

- Raiz: pode ser descascada e consumida cozida ou frita, serve como acompanhamento, base para pratos, pães, bolos, purês ou no café da manhã.
- Farinhas: da ralagem, prensagem e secamento da raiz da mandioca obtem-se uma variedade enorme de farinhas, que servem como acompanhamento e base para muitos pratos como a farofa.
- Folha: as folhas da mandioca-brava são utilizadas no preparo da maniçoba.
- Bebidas: através da fermentação ou da destilação obtem-se bebidas como o cauim e a tiquira. 
- Tapioca: o processo de prensagem para extração da farinha de mandioca retira da raiz todo seu amido ou fécula, que fica diluído em líquido. Uma vez decantado, o amido concentra-se numa goma úmida, que pode ser peneirada para preparar beijus ou tapiocas (espécies de panquecas que se formam a partir da coagulação do amido em contato com a frigideira quente), iguarias bastante comuns em todo o Norte e Nordeste. A goma também pode ser desidratada para transformar-se em polvilho, base de muitos pães, bolos e mingaus.

Fonte: Nutricionista e pesquisadora Neide Rigo, autora do blog Come-se (www.come-se.blogspot.com)
Joselito Motta, professor e pesquisador da Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário